quarta-feira, 2 de março de 2011

Planejamento Estratégico - ORDEM E PROGRESSO

ORDEM E PROGRESSO
Por  André Luiz Caregnato* 

Abstract:
Eu acredito que num primeiro momento, estratégia e organização são o que podem fazer o alicerce do nosso movimento ou da nossa organização - tudo o mais dependerá do que for definido nesse patamar inicial, básico. Partir para a ação sem uma estratégia geral para alcançar o objetivo final definida sobre a qual se assentarão as estratégias específicas é se lançar de trampolim no mar do fracasso. Temos que escolher se preferimos o (perder) agora ou o (vencer) depois. Eu acho a segunda alternativa mais atraente, fere os imediatismos mas é mais coerente com a realidade (não se constrói uma obra faraônica da noite para o dia).
 ___________________________________________________________


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Todo movimento ou organização tem que ter um objetivo definido que o caracterize.

Num primeiro momento temos que conseguir esclarecer quais são afinal os nossos objetivos, os objetivos que caracterizarão este movimento ou organização. Temos que saber, de forma clara, por quais causas lutaremos (para vermos se vale apena lutar ou não - coisa esta que ao não estar clara é causa de dispersão e não de agregação de pessoas).
* Logo, temos que elencar a lista de causas que nos movem, pelas quais lutamos, para que as pessoas as conheçam e assim possam ver nelas motivos para se juntar a nós na defesa das mesmas.

Num segundo momento, temos que saber definir não só o que é importante para nós, como também o que é prioridade, tendo já em vista um grande leque de possibilidades de atução, no que se refere às várias causas. Nos compete nesse ponto decidir por onde começar. É exatamente nesse ponto que entra em cena o exercício de nossa capacidade de Planejamento Estratégico.

Tendo em mente os objetivos do grupo de forma explícita, são eles que vão nortear as nossas ações a partir de tres princípios:
1°) O Princípio de "Prioridade Por Necessidade";
2°) O Princípio de "Prioridade por Exequibilidade";
3°) O Princípio de "Oportunismo Ético".

Sendo:
O Princípio de Prioridade por Necessidade é aquele que nos diz que uma determinada coisa deve ser feita para que não sejamos impedidos de seguir em frente com o que temos que fazer. Pode ser entendido como "nos previnir daquilo que poderia nos impedir".

E o Princípio de Exequibilidade é o princípio do que devemos nos preucupar em fazer primeiro aquelas coisas das quais as outras coisas que queremos realizar dependem. Exemplo: Se o telhado de uma casa depende das paredes e das colunas e estes dependem do fundamento, então não adianta querer começar a casa pelo telhado e nem pelas paredes ou colunas, mas sim pelo que é mais básico e do qual depende todo o resto, isto é, o fundamento. Sem isso o objetivo não se torna exeqüível.

E o Princípio do Oportunismo Ético, que é aquele que nos diz que sempre devemos aproveitar agora aquela oportunidade que (estando em harmonia com aquilo que, devido ao estágio de desenvolvimento do nosso movimento ou da nossa organização, somos capazes de abraçar no momento) é rara e se nos apresenta no tempo que se chama de “agora” com uma única condição que é, "desde que não viole os princípios éticos".

 ___________
*Graduando em Filosofia pela FAJE - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário